quinta-feira, 16 de abril de 2015

Intolerância ao público LGBT nas redes sociais

Fonte: Facebook Images

Ofensas diversas, agressões, reprovação e maltrato são parte da vida de muitas pessoas que fazem parte do público LGBT. Não apenas diretamente à essas pessoas, mas também seus familiares e amigos.Algumas figuras públicas, como Jair Bolsonaro e Marco Feliciano, instigam seus seguidores a seguir suas linhas de pensamento, onde muitas vezes dão apoio a abusos como os citados anteriormente. De acordo com o Grupo Gay da Bahia, no Brasil ocorre uma morte por homofobia a cada 28 horas (e alguns pesquisadores acreditam que o número pode ser ainda maior). Os números também mostram que os assassinatos de homossexuais, travestis e lésbicas em todo o País somaram 260 em 2014, registrando um crescimento de 31% sobre o total registrado em 2009.

Nas redes sociais, isso vem sendo discutido regularmente. Homofobia é, infelizmente, algo presente em nossa sociedade.  Enquanto cada um tem seu próprio espaço na web, várias ideias podem se divergir e causar certos conflitos que, podem durar até no mundo real. Enquanto o respeito ao próximo não for presente, atitudes desumanas continuarão ocorrendo.

Aqui temos alguns exemplos encontrados no Facebook, contendo postagens polêmicas:






Vídeo de um garoto de 12 anos que fala sobre bullying homofóbico e ameaças constantes em redes sociais:




Debater opiniões é uma tarefa muito difícil, pois são palpites que dependem de valores pessoais. Logo, os conflitos interpessoais podem destruir laços.


COMENTE:
Você compartilha opiniões pessoais em redes sociais? 
No seu ponto de vista, assuntos considerados "polêmicos" devem ser evitados ou debatidos em redes sociais? 
Quais podem ser as consequências?
Casais homossexuais devem ter direito exatamente iguais a casais hétero sexuais na sua opinião?
Se sentir incomodado com a presença de homossexuais é um tipo de intolerância para você?


Fontes:
http://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2014/09/22/interna_nacional,571621/brasil-amarga-o-preco-da-intolerancia-e-lidera-ranking-de-violencia-contra-homossexuais.shtml

http://www.amambainoticias.com.br/brasil/intolerancia-crimes-contra-gays-crescem-31 

Um comentário:

  1. É importante a vigilancia das redes sociais e o punimento de pessoas que praticam atos de intolerancia na web. Enquanto esse comportamento passar impunemente, será dificil reverter a situação

    ResponderExcluir