quinta-feira, 23 de abril de 2015

A intolerancia enraizada no cotidiano


                                            
                                                  "Vai fazer o quê?" do programa Fantástico

Nas ultimas postagens deste blog, foram apresentadas algumas das formas em que a intolerância age em nossa sociedade. Nestes casos, o comportamento das pessoas claramente fugiu do controle, resultando em exemplos óbvios de comportamentos agressivos. Porém, a intolerância muitas vezes está mascarada em nosso cotidiano e acaba aparecendo em pequenas atitudes, que podem ser consideradas por muitas pessoas como comportamentos "normais".

 A intolerância está tão fortemente enraizada no comportamento das pessoas que, em muitos momentos, agimos de forma intolerante sem perceber. Alguns destes casos aparentam ser pequenas atitudes, mas mesmo assim são dignos de estudo e discussão, pois podem carregar um grande valor psicológico por trás deles.

Através de pequenas atitudes, podemos perceber a forma de pensar de algumas pessoas. Baseando-se neste conceito, o programa Fantástico da Rede Globo lançou uma série de vídeos chamada "Vai fazer o quê?". Nestes vídeos, um grupo de atores contratados simulam uma situação polêmica em um espaço público. Através de câmeras escondidas, a reação do público é filmada.

Estes foram alguns dos vídeos mais polêmicos da série:


preconceito contra casal gay (fonte: youtube)


                                          
preconceito contra nordestinos (fonte: youtube)


filho rebelde (fonte: youtube)


                                          
agressão ao idoso (fonte: youtube)

Através dos vídeos, é possível perceber que conceito de intolerância é algo não completamente definido. Muitas vezes a própria reação das pessoas ao comportamento dos atores acaba sendo intolerante. Essas pessoas acabam respondendo à intolerância com mais intolerância.

Além da reação do público, é muito interessante ler os comentários dos usuários no youtube e perceber como as opiniões divergem à respeito do ocorrido no vídeo. Fica claro que não existe um limite definido para que um comportamento possa ser considerado intolerante ou não. Este varia de pessoa em pessoa.

À partir da visualização deste vídeo e da leitura dos cometários no youtube fica a dúvida: Quando uma atitude pode ser considerada intolerante?
O que você faria se presenciasse estes casos?

Deixem suas opiniões nos comentários!


fonte:
http://g1.globo.com

2 comentários:

  1. A atitude de uma pessoa quando fere os direitos básicos de outra pode ser considerada intolerante. Em casos como os listados acima é difícil saber qual reação tomar para evitar um conflito e defender a pessoa, tornando toda ação que pode acabar com esse conflito necessária.

    ResponderExcluir
  2. Este tema é polemico e muito interessante. É bom para saber que existem seres humanos que ainda se preocupam com os outros.

    ResponderExcluir